Bancos Europeus lançam Iniciativa de Pagamentos (EPI)
Um grupo de 16 grandes bancos europeus de cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Espanha) divulgou o lançamento futuro da Iniciativa Europeia de Pagamentos (EPI), baseado em Transferências Imediatas SEPA.
A ambição da EPI é criar uma solução de pagamento pan-europeia unificada, para consumidores e comerciantes em toda a Europa, que possa concorrer com os atuais sistemas de pagamento, que ofereça como serviço o seguinte:
- Pagamentos Instantâneos
- Transferência a Crédito SEPA Instantânea (SCT Inst)
- Cartão de débito e crédito
- Carteira digital
- Pagamentos P2P.
Este projecto tem como ambição tornar-se um novo meio de pagamento padrão para consumidores e comerciantes europeus em todos os tipos de transações: pagamentos em lojas físicas (POS), lojas ecommerce (E/M), levantamentos de dinheiro e pagamentos entre consumidores “P2P- peer to peer”.
Uma solução de pagamento pan-europeia para trazer benefícios concretos aos consumidores e comerciantes europeus
O objetivo da EPI é oferecer uma solução de pagamento digital que possa ser utilizada em qualquer parte da Europa e substituir a paisagem fragmentada que ainda existe, nomeadamente no que respeita a cartões locais de cada pais, por exemplo o Multibanco em Portugal. A ambição da EPI é, em primeiro lugar, beneficiar os consumidores europeus, impulsionando eventualmente a inovação no mundo dos pagamentos e, em segundo lugar, trazer benefícios tangíveis para os comerciantes europeus, oferecendo-lhes uma solução de pagamento competitiva e unificada para toda a Europa.
A ambição da EPI é que entre em fase operacional em 2022.
Membros Fundadores
Os membros fundadores até o momento são: BBVA, BNP Paribas, Groupe BPCE, CaixaBank, Commerzbank, Crédit Agricole, Crédit Mutuel, Deutsche Bank, Deutscher Sparkassen- und Giroverband, DZ BANK Group, ING, KBC Group, La Banque Postale, Banco Santander, Société Générale, UniCredit.
O Multibanco não está incluído como membro fundador.
Outros prestadores de serviços de pagamento são convidados a aderir à iniciativa. Até ao final de 2020, mantém-se aberta uma janela para os operadores do mercado europeu, bancos individuais ou sindicatos bancários, bem como para os prestadores de serviços de pagamento de terceiros se candidatarem e aderirem à EPI como fundador.
Links úteis:
Press release do Banco Central Europeu:
Press release da Comissão Europeia: